Publicado em 16 de abril de 2019
Publicado em 16 de abril de 2019
Toda vez que vejo um cliente (usuário) dizendo que NÃO sabe como o sistema funciona, uma grande decepção me toma por que sei que parte dessa falta de clareza do seu processo tem as mãos da TI envolvida. Explico!
Quando um cliente vem realizar uma solicitação para melhorar/otimizar/automatizar algo, a equipe de TI se debruça junto com ele para entender o processo, esclarecer pontos duvidosos, encontrar alternativas, etc..., a fim de tornar aquela rotina a mais eficiente possível, reduzindo trabalho e ganhando produtividade. Porém, quando aquele usuário, que participou desde o início, deixa aquela função e precisa repassar o seu conhecimento para o novo coleguinha, o que acontece? Ele explica apenas o seguinte: todo o dia você deve APENAS apertar esse botãozinho aqui!!! Quando isso ocorre, todo o conhecimento gerado para automatizar é perdido para um simples botão. E o pior: é que participamos disso!!!! E é nesse momento que a frase do cliente vem: eu não entendo como o sistema funciona. Vocês podem me ajudar, pois não consigo finalizar o meu trabalho.
Esse é um problema insolúvel da vida real e ainda não encontrei formas de reduzir esse impacto, mesmo gerando documentação e tudo mais.
E a pergunta que sempre me faço é: cada vez mais a TI é chamada para participar de todos os processos das empresas, mas quando os usuários farão o seu trabalho entendo suas próprias ferramentas?