Código de Conduta

Objetivo

O Código de Conduta serve para orientar as nossas interações comerciais diárias, refletindo o nosso padrão de comportamento apropriado e os valores da empresa. O código transmite claramente a cada um de nós de que modo alcançarmos os nossos resultados de negócios, e é tão importante quanto a sua realização.

O Código de Conduta aplica-se a todos os funcionários da empresa, inclusive aos seus administradores, diretores, executivos e sócios.

Os fornecedores, clientes e terceiros também estão sujeitos a estes requisitos, já que o cumprimento do código é uma condição para conduzir negócios com a TINCO.

O mais importante é que cada funcionário seja responsável por demonstrar integridade e liderança cumprindo as disposições do código, das demais políticas da empresa e também da legislação vigente no país, com a inclusão plena da ética e integridade nas nossas relações comerciais e tomadas de decisões em curso, demonstramos um empenho com uma cultura que promove os mais elevados padrões éticos.

A garantia do cumprimento das disposições do código é assegurada com mais facilidade por meio do bom senso e pela procura por orientação quando surgem dúvidas. A empresa deverá oferecer aos profissionais da TINCO as diretrizes e orientações de referência individual e coletiva sobre como agir em momentos de tomada de decisões difíceis e ou relevantes, reduzindo os riscos de interpretações subjetivas quanto aos aspectos morais e éticos.

Relações de Trabalho

A TINCO trata com dignidade seus empregados e propicia um ambiente de trabalho com oportunidades iguais de crescimento profissional e pessoal e de respeito à liberdade individual.

Princípios

A TINCO se baseia na Lei, nas regras de Conduta aqui delimitadas e em princípio gerais, abaixo indicados, para a gestão da cultura de Compliance.

Lealdade e Boa Fé: Ajustar, em todo momento, sua atuação aos princípios de lealdade e boa-fé para com a Empresa, os superiores hierárquicos, iguais e colaboradores, assim como a terceiros com os quais profissionalmente se relacione.

Conflito de Interesses: Cabe a todos os integrantes da TINCO atuar, dando prioridade aos interesses da própria TINCO e de seus clientes, frente a interesses pessoais ou de terceiros que possam influir em suas decisões, atuações, serviços ou assessorias realizadas em nome da TINCO.

Integridade da Informação: A informação utilizada no âmbito de sua responsabilidade deve ser tratada e refletida de forma íntegra, precisa e verdadeira.

Informação Privilegiada: O uso ou divulgação de informação privilegiada, obtida em razão de suas funções, não será admitido em benefício próprio ou de terceiros.

Atendimento às Legislações

A TINCO assume o compromisso de acompanhar e cumprir integralmente todas as leis aplicáveis, incluindo as leis antisuborno, leis contra lavagem de dinheiro, leis de concorrência e todas as novas legislações que venham a ser aplicáveis a sua área de atuação. Todos deverão respeitar as legislações, independentemente de onde estiverem alocados desenvolvendo suas atividades em nome da TINCO.

É esperado que todos os terceiros, incluindo prestadores, consultores, representantes e outros que possam fazer negócios com a TINCO cumpram as leis aplicáveis a quaisquer atividades ou negócios que conduzam.

Proibição ao Conflito de Interesses

Conflitos de interesse poderão surgir quando funcionários, prestadores, terceiros ou consultores da TINCO participarem ou se interessarem por atividades que tragam benefícios pessoais impróprios, ou que comprometam e violem o Código de Conduta e Ética da TINCO. Qualquer situação que defina que há um conflito ou pareça ser um conflito potencial deverá ser comunicada formalmente a um dos membros da diretoria da empresa.

Trabalho Infantil ou Escravo

A TINCO não aceita trabalho escravo ou em condição análoga, bem como uso de mão de obra infantil.

Somente serão aceitas contratações de menores dentro da condição do programa de aprendiz legal seguindo a legislação vigente no País, assegurando que o trabalho não impedirá os seus estudos.

Preconceito

A TINCO valoriza a diversidade nas relações de trabalho, portanto, a todos deve ser dado tratamento respeitoso, cordial e justo, independentemente do cargo ou função que ocupem.

A empresa não admite discriminação ou preconceito de nenhuma natureza, sejam eles de raça, religião, faixa etária, sexo, convicção política, nacionalidade, estado civil, orientação sexual, condição física ou quaisquer outros.

Não devem ter condutas que causem qualquer tipo de constrangimento, humilhação, desrespeito, assédio moral ou sexual, intimidações ou agressão de modo físico, verbal, moral ou psicológico.

Conduta Fora da Empresa

Como integrante da empresa TINCO, o empregado deve ser criterioso com sua conduta em ambientes públicos, seja em circunstancias de sua atividade profissional, seja em situação de sua vida privada, agindo com prudência e zelo, não expondo a Empresa nem a própria imagem.

Seja em ambiente interno, seja externo, como participação em treinamentos, eventos, visitas ou atendimento a clientes, a conduta do empregado em situações de trabalho deve ser compatível com os valores da empresa, contribuindo, assim, para o reconhecimento de sua boa imagem corporativa.

Postura do Empregado

Respeitar a boa convivência no ambiente de trabalho e o espaço dos colegas, mantendo seus pertences nos limites de sua mesa, atentando-se para o volume de voz durante conversas presenciais ou por telefone no ambiente de trabalho.

Não comercializar mercadorias no ambiente de trabalho ou exercer atividades que não condigam com as suas funções na empresa.

Escutar e compartilhar informações conforme necessário, respeitando a confidencialidade das mesmas.

É expressamente proibido retirar e ou utilizar qualquer tipo de materiais para fins particulares.

A TINCO investigará, pronta e rigorosamente, todos os fatos que envolvam suspeitas de fraude, furto e roubo na empresa.

A TINCO prima pela pontualidade nas reuniões, treinamentos, jornada de trabalho. Caso houver necessidade de se ausentar de algum compromisso, sempre avisar aos envolvidos com antecedência.

Postura da Gestão

A demonstração de interesse de um subordinado em participar de um processo de recrutamento interno deve ser entendido por sua liderança como uma alternativa natural de evolução profissional, não podendo dar ensejo a nenhum tipo de retaliação.

Eventuais erros cometidos por empregados deverão ser apontados pelas lideranças, sendo tais eventos acompanhados das informações e das diretrizes necessárias para evitar sua reincidência. A repetição dos erros resultantes de descuido, negligência ou falta de interesse deve merecer rigorosa correção.

É conduta esperada de todos ouvir e considerar novas ideias, opiniões distintas, questionamentos e argumentações que representem uma forma de aprendizado e melhoria dos processos.

Assédio e Abuso de Poder

A TINCO não admite assédios, tais como sexual, econômico, moral ou de qualquer outra natureza, nem situações que configurem desrespeito, intimidação ou ameaça no relacionamento entre empregados, independentemente de seu nível hierárquico.

O empregado que se considerar discriminado, humilhado ou alvo de preconceito, pressão, práticas abusivas ou em situação de desrespeito e que se sentir constrangido em tratar do assunto com seu superior hierárquico deve comunicar o fato formalmente a um dos membros da diretoria da empresa.

Caracteriza-se “assédio” o fato de alguém em posição privilegiada usar essa vantagem para humilhar, desrespeitar, constranger. O assédio moral ocorre quando se expõe alguém a situações de humilhação durante a jornada de trabalho.

Uso de Álcool, Drogas, Porte de Armas

É proibida a ingestão de bebidas alcoólicas no horário de trabalho, assim como o exercício da função profissional em estado de embriaguez. São proibidos também o uso e o porte de drogas e a permanência no ambiente de trabalho em estado alterado pelo uso dessas substancias, o que pode afetar a segurança e o desempenho tanto do empregado quanto de seus colegas de trabalho.

Armas de nenhuma espécie são permitidas nas dependências da Empresa.

Política de Presentes e Brindes, Patrocínios e Doações

Dar Presentes e Brindes

Nenhum presente de valor econômico poderá ser oferecido, prometido ou fornecido a qualquer funcionário público ou ainda a funcionário de empresa privada.

Presentes ou brindes sem valor econômico poderão ser oferecidos a qualquer cliente em nome da TINCO, porém nunca com o objetivo de influenciar as suas decisões.

Receber Presentes e Brindes

Presentes ou brindes poderão ser recebidos de clientes e/ou fornecedores desde que se trate de objetos promocionais não exclusivos (tais como canetas, agendas, cadernos, etc.), e sem valor comercial, vindos de representantes de pessoa jurídica de direito privado. É estritamente proibido aceitar presentes em dinheiro.

Patrocínios

Os patrocínios são uma importante parte da comunicação da TINCO e constituem uma maneira de fortalecer a marca TINCO junto a públicos-alvo selecionados.

A TINCO irá adotar critérios transparentes ao selecionar eventos, empresas, convênios, termos ou contratos de patrocínio com pessoa física ou com pessoa jurídica para promoção de atividades culturais, sociais, esportivas, educacionais, desde que comprovadamente  vinculadas ao fortalecimento de sua marca ou enquadrados em sua política de responsabilidade social, sempre adequados à legislação vigente.

Doações

Doações a pessoas físicas ou jurídicas só serão realizadas se a TINCO não receber qualquer contraprestação tangível em troca.

Sindicato

A TINCO respeita a livre associação, reconhece as entidades sindicais como

representantes legais dos empregados e busca o diálogo constante.

As negociações e o diálogo com esses parceiros devem ser feitos apenas pelas pessoas formalmente autorizadas.

Patrimônio da Empresa

Os bens, os equipamentos e as instalações da Empresa destinam-se exclusivamente ao uso em suas operações e não podem ser utilizados para fins particulares, salvo em situações especificas definidas pela Empresa.

É responsabilidade do empregado zelar pelo bom uso e pela conservação do patrimônio da Empresa colocado sob sua guarda.

Questões relativas à doação, venda e cessão de uso de imóveis devem ser submetidas à avaliação da diretoria.

Uso dos Sistemas Eletrônicos

Os sistemas eletrônicos e os recursos de informática estão à disposição dos empregados para o bom desempenho de suas funções. Seu uso para assuntos pessoais é permitido desde que não contrarie normas e orientações internas nem prejudique o andamento do trabalho. São proibidos a troca, o resgate, o armazenamento ou a utilização de conteúdo obsceno, pornográfico, violento, discriminatório, racista, difamatório, que desrespeite qualquer indivíduo ou entidade e contrária às políticas e aos interesses da Empresa. Jogos e mensagens de correntes também não são permitidos. Usuários em geral não devem ter expectativa de privacidade na utilização desses sistemas e recursos, podendo a Empresa, a seu critério, usar e monitorar qualquer informação transmitida ou residente nesses meios.

Todos os arquivos e informações referentes à atividade profissional criados, recebidos ou armazenados nos sistemas eletrônicos são de propriedade da TINCO e constituem bens comerciais e legais. Assim, em caso de mudança ou desligamento de um empregado, essas informações mantidas por ele deverão ser encaminhadas à liderança imediata para guarda ou descarte.

É direito da empresa a fiscalização de todos os meios de comunicações, incluindo telefone, e-mail, mensagens eletrônicas, etc. Estabelecidas no contexto do ambiente de trabalho ou então utilizando equipamentos da empresa.

A senha de acesso aos sistemas é de uso pessoal exclusivo, não sendo permitida sua concessão a terceiros, ainda que a um colega de trabalho.

Quaisquer tipos de software e programa não devem ser copiados ou instalados nos computadores da Empresa sem prévia autorização da área de técnica.

Interações com o Governo

A TINCO proíbe a corrupção de agendes públicos e o pagamento de propinas ou gratificações de qualquer espécie nas negociações com agentes públicos.

Define-se agente público como, mas não limitado a:

A TINCO tem o compromisso de obedecer aos padrões de conduta contra a corrupção e lavagem de dinheiro estabelecidos na legislação vigente no Brasil e no exterior.

Os pontos relevantes a serem observados nas tratativas com o governo são:

Relacionamento Com Parceiros Comerciais e Concorrentes

A TINCO se conduz pelo princípio da livre concorrência. Assim todas as informações de mercado e de concorrentes, legitimas e necessárias ao negócio, devem ser obtidas por meio de práticas transparentes e idôneas, não sendo admitida sua obtenção por meios ilícitos (formas ilegais ou moralmente inaceitáveis).

É vedado ao empregado adotar qualquer atitude que denigra a imagem de concorrentes ou parceiros comercias da Empresa.

Não devem ser promovidos com concorrentes entendimentos com o objetivo de abuso de poder econômico ou de práticas comerciais arbitrárias.

Todo e qualquer empresa para ser parceiro comercial da TINCO deverá ser submetido a uma análise documental especificada no procedimento especifico de Terceirizações e Representações.

Confidencialidade

Devem ser mantidos em confidencialidade todas as informações sobre os processos com os clientes e fornecedores, a fim de não expor informações privadas destes. Também deve ser tratado com confidencialidade as estratégias da empresa perante ao mercado, bem como operações com parceiros e fornecedores.

As informações cadastrais da empresa serão disponibilizadas em formulário próprio publicado na pasta pública na rede. Estão disponíveis também na rede, pasta privado/licitações os documentos necessários para participações em concorrências públicas, licitações e pregões eletrônicos, estes últimos serão restritos aos funcionários do departamento comercial área de governo.

As informações financeiras são divulgadas exclusivamente pela gerência do setor e ou diretoria.

Cumprir as leis e os regulamentos que regem os direitos e a proteção de nossa propriedade intelectual e de terceiros, incluindo direitos autorais, marcas e patentes

Os documentos confidenciais devem ser classificados como tal, identificados de forma visível, tanto em e-mails enviados quanto para documentos internos.

Não devem ser compartilhados informações confidencias com amigos, membros da família ou outros funcionários da empresa.

Não devem discutir sobre informações confidencias em locais públicos onde terceiros possam ouvir por acaso.

Não trabalhe com documentos que contenham informações confidencias, em locais públicos, sejam originais, cópias ou eletrônicas.

Relacionamento Com Fornecedores

Nossos fornecedores precisam aderir aos mais altos padrões de conduta e ética e conformidade normativa em prol dos interesses da TINCO. Espera-se que ofereçam serviços e produtos de alta qualidade mantendo a flexibilidade e os custos.

Os fornecedores da TINCO devem ser avaliados por critérios claros e sem discriminação, toda decisão deve ter sustentação técnica e econômica, não sendo permitido favorecimento de nenhuma natureza.

A TINCO não contrata empresas que utilizem mão de obra infantil e ou escrava.

A Empresa segue o processo de compras, considerando a ética, transparência das regras e as decisões tomadas com foco em preço, prazo, entrega e qualidade. Oferecendo o mesmo tratamento e oportunidade a fornecedores em situação equivalente ou similar. Em casos de restrição, deverão ser analisados embasamentos técnicos, prazos e qualidade dos produtos e serviços, bem como as condições comerciais existentes entre o fornecedor e TINCO.

Não é permitido aos empregados receber de nenhum fornecedor, seus representantes ou colaboradores, qualquer tipo de comissão, favor, gratificação, entretenimento ou qualquer item de valor comercial que seja dado em troca de obtenção de favorecimento por parte da TINCO.

Controles Internos

A TINCO tem procedimentos específicos para as principais operações e atividades da empresa para orientar execução das diversas tarefas diárias, garantindo a confiabilidade das operações.

Os procedimentos são elaborados por cada setor da empresa e estão disponíveis nas ferramentas de divulgação interna da empresa, com acesso restrito.

Os controles internos são monitorados pela gerência de cada área responsável, com possibilidade contratação de auditoria independente.

Pagamentos de Facilitação

A TINCO proíbe expressamente o pagamento de facilitação sob qualquer hipótese.

Política Anticorrupção

A TINCO trabalha dentro dos critérios de transparência e trata a política de anticorrupção com muita relevância dentro da empresa, por isso constituiu um procedimento especifico sobre o assunto.

Divulgação e Publicidade do Código de Conduta

O código de conduta será divulgado internamente para todos os colaboradores, em sua implementação e durante a integração de RH na primeira semana de trabalho e também durante ao menos um treinamento anual sobre política de anticorrupção.

Para as empresas parceiras (terceiros), o código de conduta deverá ser divulgado anteriormente a assinatura do contrato de parceria, onde as empresas parceiras deverão se comprometer a seguir o código de conduta e política de anticorrupção.

O código de conduta deverá ser publicado e atualizado através do website da empresa.

As atualizações terão um prazo de 7 (sete) dias para divulgação após aprovações das alterações.

Aprovação, monitoramento e alterações para gestão e monitoramento das regras de conduta do foi criado o Comitê de Ética e Conduta da TINCO, cujas as principais responsabilidades são:

O monitoramento da aplicação das práticas estabelecidas no Código de Conduta, serão feitos através de políticas de controles internos, bem como cabe aos gerentes e coordenadores, de todos os setores, garantir que seus subordinados e contratados conheçam e apliquem os preceitos deste código, que desse ser um exemplo de conduta a ser seguido por todos os empregados, sócios, executivos e terceiros. Sugestões de melhorias devem ser encaminhadas formalmente a um dos membros da diretoria da empresa, serão analisadas e colocada na versão seguinte, se forem consideradas pertinentes.

Relatórios Internos de Violação

Todo colaborador ou empresa parceira (terceiro) deverá comunicar formalmente a um dos membros da diretoria da empresa sobre qualquer fato que remeta a violação do código de conduta.

Todos os fornecedores e clientes também poderão realizar comunicação sobre qualquer fato que remeta à violação do código de conduta através do endereço de e-mail indicado internamente.

Caberá aos integrantes da Diretoria realizar investigação de qualquer fato notificado, e ao final da investigação emitir um relatório final.

O relatório poderá sugerir melhorias nos processos internos, e também isentar ou responsabilizar os colaboradores que por ventura transgredirem o código de conduta.

Em nenhuma hipótese, o denunciante poderá sofrer qualquer retaliação por parte dos colaboradores da empresa.

A isenção na condução das questões e o sigilo da identidade dos envolvidos são garantidos em todas as situações.

Penalidades por Violação do Código de Conduta

Caberá ao Comitê de Ética e Conduta avaliar e responsabilizar as violações do código de ética e estabelecer a ação disciplinar apropriada, podendo ser:

Além das ações citadas, comprovado um fato grave, o colaborador também poderá ser responsabilizado administrativa, civil e criminalmente.

Canal de Comunicação Compliance

Qualquer colaborador ou Terceiro/Fornecedor poderá entrar em contato com o canal de comunicação criado especialmente para trato das denúncias.

Este canal servirá para situações em que se queira comunicar algo que possa eventualmente ter violado as políticas de Compliance da TINCO ou a legislação. Este canal é sigiloso e garante toda a confidencialidade das denúncias e informações recebidas.

A TINCO garante que nenhum funcionário ou prestador de serviços sofrerá retaliações por relatar ações que violem nosso Código de Conduta e Ética.