Publicado em 19 de junho de 2019
Publicado em 19 de junho de 2019
Como a falta de foco das equipes, destrói os resultados de iniciativas e produz resultados devastadores, a longo prazo numa organização!
Todas as empresas para manterem-se competitivas, devem procurar iniciativas que as deixem sempre a frente no seu mercado e dos seus concorrentes. É uma questão de sobrevivência! Não necessariamente devem ser iniciativas de transformação do negócio, mas qualquer tipo de projeto como: aumentar receita, reduzir custos, aumentar a eficiência, potencializar fortalezas, etc...
Porém, quando esses projetos entram na esteira de desenvolvimento, um negócio muito interessante acontece: ele acaba competindo com outras iniciativas que já estavam em andamento. E aí nasce um grande problema: a falta de foco!!! Qual é o mais importante naquele momento?
Existe muito material e literatura técnica sobre como priorizar uma demanda, de como estabelecer que esse ou aquele projeto é mais ou menos importante, de como criar mecanismos de engajamento para que aquele projeto seja tratado como o mais importante para a empresa, mas nenhum texto substitui a maior importância de quem pediu aquele projeto. Para o dono do projeto, o seu é o mais importante e ponto final! Alguns motivos podem ser destacados para ele defender o seu projeto como o PRINCIPAL, como por exemplo: estar no bônus do final do semestre/ano, de permitir uma promoção, de ter sido pedido por algum stakeholder importante na organização, e etc....
A partir disso, essa falta de interesse no projeto do colega ao lado, produz esse efeito nocivo de falta de foco e desidratação do projeto, fazendo com que ele seja apenas mais um na esteira de demandas da empresa.
Como fazer a minha iniciativa conseguir foco?
Recentemente, vi um grande projeto sendo reduzido por outros projetos, justamente porque o outro tinha um dono mais robusto (e aqui não estou tirando a importância de nenhum deles, pois todos eram legítimos na sua essência) e a equipe (que é quem "faz" o projeto acontecer) começou a se perguntar como deveriam agir diante daquela situação de dois projetos estratégicos.
Numa destas conversas de café, ouvi um funcionário perguntando ao seu chefe: caso sejam agendadas reuniões desses projetos no mesmo horário, em qual eu devo ir? Não houve uma resposta clara, ou melhor, houve sim: "Vamos ver no dia! Talvez a gente se divida. Você vai numa reunião e eu na outra". Esse é o dia-a-dia das empresas.
Saber escolher os bons projetos, todas as empresas já sabem, mas pausar ou cancelar projetos, ainda é um ponto que deve ser trabalhado muito nas empresas. Mas como saber qual iniciativa deve ter o maior foco? Essa pergunta deve ser feita a todo o momento e não deve ser perdida de vista.
Quando TUDO é importante, nada é relevante e aí o barco segue "seu rumo" ou "sem rumo".