Publicado em 11 de julho de 2019
Publicado em 11 de julho de 2019
Estava revisando alguns materiais, que possuo e levo sempre comigo, e achei interessante compartilhar algumas Práticas, Princípios e Crenças que EU utilizo no meu dia a dia e com quem me relaciono.
São frases curtas e em formato de tópicos (para facilitar o entendimento), mas muito valiosas.
Embora eu trabalhe com gestão de tecnologia (administração), a maioria dessas práticas podem ser aplicadas em qualquer área de negócios. Confira!!!
Donos claramente definidos (de processos, de sistemas e disciplinas)
Extinção ou regulamentação das zonas de conflitos
Todos são responsáveis por gerenciar custos
1. Eliminar o medo. Não é proibido errar!
Não esconder os erros nem problemas de ninguém
Todos são estimulados a admitir erros e corrigi-los
Crédito para quem FAZ ACONTECER (e corre riscos)
RESULTADOS valem mais que esforço, experiência e senioridade
Metas escritas e avaliação formal de desempenho para todos
Promoções, aumentos salariais e outros benefícios fortemente vinculados a atingimento de metas e resultados
Privilégio da Operação versus Projetos
Obtenção de métricas como parte da rotina
Todos têm metas baseadas no gerenciamento da rotina
Aprender a dizer NÃO, quando a qualidade do serviço estiver em risco
É nossa responsabilidade apontar soluções erradas em TI, por mais que o cliente queira aquilo
É nossa responsabilidade definir o que dá para ser feito, em que prazo, e a que custo
Criar comitês de usuários para definir prioridades setoriais, sempre que possível
Atender a quem tem autoridade para pedir. Obter sempre aprovação da mais alta patente possível. Formalizar ordens de serviços e aprovações
Só iniciar projetos mediante a aprovação formal, inclusive com ROI e EVA e que tragam realmente valor para o negócio
Combater a informalidade no gerenciamento das demandas
Respeito, rigor e transparência
Negociação comercial deve ser feita pela área de suprimentos/compras, mas os requisitos técnicos é nossa responsabilidade
Preferência pela remuneração variável atreladas a resultados
Definição rigorosa de especificações dos produtos e critérios de aceitação, antes de fechamento de contratos
Projetos contratados por empreitada, com pagamentos parciais mediante a entrega de produtos intermediários (com critérios de aceitação)
A maior parcela dos pagamentos de empreitada é a final, mediante homologação do cliente final
Só fazer o que comprovadamente agrega valor (EVA)
Medir rigorosamente ROI e EVA de todas as novas iniciativas
Exercitar a medição de benefícios: sempre é possível quantificá-los
Medir e demonstrar sistematicamente o valor criado, em todos os níveis
Só prometer o que podemos cumprir
Dizer a verdade desde o início
Estar sempre alertas a expectativas irreais e eliminá-las logo
Alertar os usuários sobre “nuvens negras” o mais cedo possível
Se for preciso (em último caso) ceder a pressões de prazo que comprometem a qualidade, explicar as conseqüências e formalizar o acordo
Mais times que hierarquias
Uso intensivo de times multi-disciplinares
Cooperação
Responsabilidade
Comprometimento
Colocar o interesse da {sua empresa} antes dos interesses da Diretoria, do departamento e da carreira pessoal
Postura de Dono (esse último em especial é o mais importante para mim).
Vale a pena praticar!