Publicado em 01 de maio de 2019
Publicado em 01 de maio de 2019
Na empresa onde trabalho, a maior parte da operação de tecnologia é terceirizada por parceiros de negócios por entender que conseguimos agregar mais conhecimento, mão de obra especializada e capacidade de suporte maior do que se a operação fosse totalmente interna. Procuro deixar internamente aquilo que é o core do meu negócio.
Quando recebo uma empresa para me oferecer um produto/serviço durante o discurso de venda fico observando como é o posicionamento dela, se é apenas uma visita para completar a "cartelinha" de leads ou se realmente há interesse em trazer alguma proposta de valor. É nesse momento que acabo separando os homens dos meninos.
Eu costumo dizer que existem dois tipos de empresas: FORNECEDORES e PARCEIROS e a diferença entre eles, na minha visão, é a seguinte:
FORNECEDOR é aquele que você irá comprar apenas uma única vez e não o verá novamente por um longo tempo. Certamente, ele tentará lhe tirar o máximo de preço do produto e você deverá ganhar o máximo de desconto possível. Em resumo: a relação é de tiro, porrada e bomba!!! Isso não é garantia que você terá o melhor produto/serviço. Esse é o crush!!!
Já o PARCEIRO é aquele que, não importa o momento, ele estará sempre ao seu lado. Na alegria e na tristeza! Claro, que custos são importantes, mas você nunca deve tentar tirar o máximo dele, pois se ele "morrer", você vai para a cova junto. É com esse parceiro que você terá apoio para as suas estratégias, que estruturará sua operação para garantir a disponibilidade para o seu negócio e é com ele que você conseguirá avançar nas suas ideias e inovações. É com esse que eu quero me "casar"!
Não podemos esquecer que quem contrata um prestador de serviços é responsável pela entrega do serviço ao cliente. Portanto, se um serviço é ruim, porque você "esfolou" nos custos o seu "fornecedor", no final do dia é a SUA entrega que é ruim!!!
Encontrar esse equilíbrio, é fundamental para o funcionamento do ecossistema e da relação comercial e consequentemente como você fará as suas entregas para os seus clientes.
Que tipo de relacionamento você procura? Algo sério ou uma aventura?